Paulo Corrêa Jr. cobra explicações da Secretaria de Segurança Pública

Após as festas de final de ano e temporada de férias, período em que a Baixada Santista recebe grande número de turistas e coloca em funcionamento a Operação Verão, o deputado estadual Paulo Corrêa Jr  apresentou requerimento na Assembleia Legislativa solicitando algumas explicações.

O documento requere que o Secretário Estadual de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, preste informações sobre a lei da Operação Verão Permanente, que tem como autor Corrêa Jr.

Entre o questionado pelo deputado destaca-se como tem sido organizada a operação, o número de policiais militares enviados à região nos finais de semana e feriados desde a publicação da norma, o índice de criminalidade antes e depois da norma e quantos policias atuam hoje em cada um dos noves municípios da Baixada Santista.

“Este retorno da secretaria de segurança se faz necessário, pois quando a lei foi sancionada nos foi informado que um estudo foi iniciado, porém esses números nunca foram apresentados. Por isso estou questionando tanto informar a população, quanto para fiscalizar o funcionamento efetivo da operação”, afirmou o parlamentar.

 

Sobre a Lei

A Operação Verão Permanente, lei nº 16.759 publicada em 08 de junho de 2018, visa garantir a segurança de moradores e turistas, enviando contingente maior de policiais civis e militares para as nove cidades da Baixada Santista aos finais de semana e feriados prolongados.

Além disso, veículos, armamentos e itens indispensáveis para o trabalho dos agentes deverão ser enviados para os municípios, afim de que a atuação dos policiais não seja prejudicada por falta de material.

A permanência da Operação Verão entrou em vigor no primeiro final de semana após o sancionamento da lei. Na época, o então governador Márcio França, sinalizou utilizar o volume de veículos registrados na praça de pedágio do Sistema Anchieta-Imigrantes para determinar o reforço na segurança.

Segundo o ex-governador, as equipes policiais devem ser deslocadas conforme o fluxo, igual é feito na Operação Verão, mas, nesse caso, em menor número. Na ocasião as nove cidades receberam 258 policias e 50 viaturas, durante sexta-feira, sábado e domingo.

“O crescimento descontrolado da população na região, junto com o fluxo continuo de turistas durante todo o ano vão de encontro com o aumento da criminalidade, mas o contingente policial não aumentou de forma proporcional. Por isso, uma das saídas que encontrei para amenizar este problema foi a “Operação Verão Permanente”, com maior efetivo, garantimos a segurança dos cidadãos”, explicou o deputado.