Projeto Prospera: uma ação que confirma as palavras

Durante a campanha eleitoral de 2018, João Doria falou insistentemente sobre a importância da continuidade nos estudos, assumindo o compromisso de, caso fosse eleito, ir além do ensino médio facilitando aos jovens o acesso aos ensinos técnico e profissional, faculdades e universidades. Nesta última terça feira, estive presente na cidade de Registro, onde o atual governador deu provas de que não eram apenas promessas de campanha, lançando o projeto Prospera para jovens do Vale do Ribeira.

Trata-se de algo inovador, que oferece um bônus financeiro em formato de poupança a cerca de 4 mil alunos da rede estadual do último ano do ensino fundamental e de todo o ensino médio em condição de pobreza e extrema pobreza. O incentivo tem como objetivo a formação e a conquista de uma profissão, capaz de garantir o futuro destes milhares de estudantes e, muitas vezes, o de seus familiares. Indiretamente, outras ações preveem a melhora dos indicadores educacionais e a qualidade da aprendizagem.

Muito além do que o valor da bolsa oferecida, estamos falando do resgate à dignidade e a possibilidade de um futuro promissor a milhares de jovens cidadãos.

É bom lembrar que recentemente João Doria anunciou também investimentos na ordem de R$ 2 bilhões através do Programa Vale do Futuro, para 22 municípios daquela região, com geração de empregos, renda e crescimento na qualidade de vida.

Depois de tantos anos trabalhando para melhorar a realidade das pessoas da região com menor IDH do Estado de São Paulo, enfim vejo as mãos do Poder Executivo trabalhando por aquela população. Confesso que numa mistura de orgulho e nostalgia, fiquei sensibilizado em ver um projeto dessa magnitude sendo implantado nas cidades que me viram crescer.

Em nome do Vale do Ribeira, ofereço um abraço ao governador João Doria e a Celia Parnes, Secretária de Desenvolvimento Social de São Paulo, desejando que iniciativas como essa “contaminem” outros gestores públicos, para diminuirmos as desigualdades sociais, proporcionando oportunidades e esperança, impactando positivamente cada vez mais a vida de todos.