Sabesp: Descaso com a população.

A Sabesp deve satisfação para toda Baixada Santista

A falta de água nas altas temporadas é um problema enfrentado pela Baixada Santista há décadas. Algumas cidades sofrendo mais, outras menos, a verdade é que esse assunto entra periodicamente em pauta, como se os investimentos para a solução da questão fossem mal dimensionados. Em 2017, por exemplo, a Sabesp anunciou a entrega de um reservatório com capacidade para 25 milhões de litros com investimentos na casa de R$ 18 milhões com a promessa de solucionar a falta de água em Praia Grande e área continental de São Vicente. Pois este ano, principalmente no Reveillon, a cidade de Praia Grande foi uma das mais afetadas pelo problema, junto com Guarujá e Santos.

Há de ser considerado o volume imenso de turistas que viajam para nossa região em busca de praia, sol e lazer e que junto com a população local, exige uma estrutura e reserva dimensionados para essa quantidade de pessoas. Porém, temos água suficiente para abastecimento. O que falta é gestão, tecnologia e engenharia para armazenamento, tratamento e distribuição. Em outubro passado, um relatório da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS) foi claro em afirmar não haver riscos imediatos de problemas, uma vez que a situação era considerada boa, sem exigir mudança no ritmo de expansão da rede de abastecimento.

Não sendo surpresa o aumento do consumo, e existindo água, por que não são tomadas as devidas providências? O que é preciso para que turistas e moradores não fiquem sem algo tão importante e essencial para a rotina diária de uma família?

Além do desabastecimento, o desgaste com a falta de informação foi também motivo de muito debate, principalmente nas Redes Sociais, porque quando questionada sobre o problema, a Sabesp informava “que o abastecimento aos moradores e turistas da região estava sendo mantido sem registro de ocorrências generalizadas”, numa atitude irresponsável e insensível com as pessoas afetadas com a falta de água.

Começo o ano com mais esse desafio, providenciando agenda com a Sabesp o quanto antes para que sejam prestados os devidos esclarecimentos. Em breve, transmito o que conseguirmos apurar.